segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mudanças no Instituto do Cinema e no Gabinete de Estratégia da Cultura

As nomeações de Maria Fernanda Heitor para directora-geral do Gabinete de Estratégia, e de Ema Lemos Alcobia, para vice-presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual, foram publicadas na sexta-feira, em Diário da República (DR).
Na segunda série do Diário da República (DR) de sexta-feira, dia 26 de Abril, foram publicados quatro despachos com a cessação de funções e nomeação de responsáveis de cargos de direcção naqueles organismos da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).
Um dos despachos determina a cessação de funções de Maria Fernanda Heitor do cargo de vice-presidente, em regime de substituição, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), e outro despacho indica a sua designação, também em regime de substituição, para o cargo de directora-geral do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC).
Noutro despacho, é determinada a cessação de funções de Henrique de Matos Parente, «a seu pedido, invocando motivos pessoais», no cargo de director-geral exercido em regime de substituição no GEPAC.
Henrique de Matos Parente, 58 anos, tinha sido nomeado em Fevereiro do ano passado director-geral do GEPAC, organismo criado para substituir o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), no âmbito do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central do Estado (PREMAC).
Entre 2010 e 2011, Henrique Parente foi adjunto do então secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, e controlador financeiro no extinto Ministério da Cultura, entre 2009 e 2010.
Maria Fernanda Soares Rebelo Heitor, 58 anos, licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa, era desde 1 de Setembro de 2012 vice-presidente do ICA.
Entre 25 de Julho de 2002 e 31 de Julho de 2012, foi secretária-geral do Ministério da Cultura, em regime de comissão de serviço e, entre 13 de Fevereiro e 25 de Julho de 2002, foi directora de serviços administrativos e financeiros do Instituto Português dos Museus.
Num outro despacho da mesma série do DR é designada, em regime de substituição, Ema Lemos Alcobia para exercer o cargo de vice-presidente do ICA.
Ema Maria Lemos Gomes de Favila Vieira Alcobia, 40 anos, é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e foi, entre Abril de 2012 e Abril de 2013, assessora jurídica do gabinete da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.
Entre agosto de 2010 a Junho de 2011, foi chefe do gabinete do ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário