terça-feira, 23 de abril de 2013

Festival de Cinema Brasileiro de Paris: Maria de Medeiros apresenta documentário sobre ditadura brasileira

Maria de Medeiros apresenta ontem (segunda-feira), no Festival de Cinema Brasileiro de Paris, o documentário "Repare Bem", que conta a história de três gerações de mulheres na sequência da ditadura militar brasileira, entre os anos 60 e 80.
O documentário, realizado por Maria de Medeiros, dá a conhecer a história de coragem de três gerações de mulheres que lutaram pela sobrevivência entre o Brasil, o Chile, a Itália e a Holanda.
O guerrilheiro Eduardo Leite 'Bacuri' morreu em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira, depois de 109 dias de tortura. A sua companheira, Denise Crispim, perseguida e presa durante a gravidez, consegue fugir para o Chile depois do nascimento da filha Eduarda.
No Chile encontra os pais exilados, que dedicaram a vida à luta pela liberdade. A violência da repressão volta a atingir a família com o golpe de Estado de Augusto Pinochet, o que obriga pais e filhos a dispersarem-se pelo Mundo.
Depois de 40 anos vividos entre a Itália e a Holanda, Denise e Eduarda receberam a Amnistia e Reparação do Brasil.
O Festival de Cinema Brasileiro de Paris é organizado pela associação franco-brasileira Jangada, que tem como objetivo promover a cultura brasileira em França.
Esta é a 15.ª edição do Festival que decorre de 16 a 23 de Abril no cinema Arlequin, em Paris, e exibe 30 metragens, entre longas e curtas, ficção e documentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário