terça-feira, 30 de abril de 2013

Festival internacional de Imperia: Curta-metragem de Bernardo Cabral distinguida em Itália

A curta-metragem "50 Pesos Argentinos", realizada por Bernardo Cabral, recebeu dois prémios no festival internacional de arte cinematográfica de Imperia, Itália, escreve a agência Lusa.
Na Gala de Encerramento do no 8º Video Festival de Imperia - Festival Internazionale D'Arte Cinematogratica Digitale Festival, que decorreu sábado na cidade costeira de Impéria, Bernardo Cabral subiu ao palco para receber os prémios Vincitore World Global Film e Vincitore Festival of Festivals.
"50 Pesos Argentinos" foi produzido pela Cineact, Filmógrafo e Cineclube de Avanca e integralmente rodado na Ilha de S. Miguel, Açores.
Baseado num conto do escritor micaelense Ruy Guilherme Morais que o realizador adaptou, a obra reinventa o início do século XX marcado pela extrema pobreza e com a emigração como quase única alternativa para a população das aldeias açorianas.
Protagonizado pelos atores Eduardo Almeida e Fátima Sousa, "50 Pesos Argentinos" teve produção de Judite Barros, Fátima Cabral, A. Valente, Bernardo Cabral, música de Emanuel Paquete e Fernando Augusto Rocha, imagem de Paulo Medeiros, som de Tó Garcia e montagem de Paulo Medeiros e Carlos Silva.
Tendo sido exibido no AVANCA 2012 (festival de cinema finalista e vencedor da competição Festival of Festivals), o filme «50 Pesos Argentinos» tem sido objeto de vários prémios e selecções oficiais, como o 2º Prémio no Script 2013 - International Short Film Festival, na cidade de Kochi, em Kerala, Índia, e prémios do Público e Melhor Filme Regional no Panazorean Festival de Cinema e no Festival de Cinema da Ribeira Grande.
Exibido na última edição do Fantasporto, foi também recentemente selecionado em festivais de cinema em Espanha (Barcelona, Corunha), Índia (Nova Deli, Mumbai), para além de ter passado pelos ecrãs da capital da Argentina (Buenos Aires), cidade mítica para a narrativa do filme.
Bernardo Cabral, que na Itália recebeu pessoalmente o prémio, é também autor de outros filmes que abordam histórias açorianas. Tendo produzido e realizado a primeira longa-metragem de ficção dos Açores, os seus filmes têm alternado entre a ficção e o documentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário