sexta-feira, 5 de abril de 2013

Salas de cinema perderam 280 mil espectadores no primeiro trimestre deste ano

As salas de cinema portuguesas perderam cerca de 280 mil espectadores no primeiro trimestre deste ano, comparando com o mesmo período de 2012, e a exibidora Socorama, que abriu falência, registou uma quebra de 57%.
De acordo com os dados estatísticos trimestrais do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), entre Janeiro e Março, contabilizaram-se 2.875.115 espectadores, registando uma quebra de quase 280 mil em relação ao mesmo trimestre de 2012.
Esta descida é acompanhada também de uma redução das receitas de bilheteira, de 16,6 milhões de euros para 14,8 milões de euros (uma quebra de 1,8 milhões de euros).
As estatísticas revelam ainda uma quebra acentuada, de 57,7%, das receitas de bilheteira da exibidora Socorama, passando de 2,4 milhões de euros para pouco mais de um milhão de euros.
A Socorama, que detinha mais de uma centena de salas de cinema em todo o país, viu-se obrigada a encerrar várias salas desde finais de Janeiro, e abriu um processo de falência por dívidas a fornecedores, afectando mais de 70 trabalhadores.
Apesar dos dados do ICA não o indicarem, há distritos que ficam sem cinema comercial, por causa da falência da Socorama.
O processo da Socorama reforçou a presença da Zon Lusomundo Cinemas, no mercado da exibição de cinema em Portugal, e a empresa voltou a ser líder no primeiro trimestre de 2013, com 9,2 milhões euros e 1,7 milhões de espectadores.
Nos primeiros três meses, predominaram, nas salas de cinema, os filmes que estiveram nomeados para os Óscares, como "Django Libertado", de Quentin Tarantino, "A vida de Pi", de Ang Lee, "Lincoln", Steven Spielberg, "Os miseráveis", de Tom Hooper, e "Guia para um final feliz", de David O. Russell.
O filme mais visto foi "O Impossível", do espanhol Juan Antonio Bayona, com 222.284 espectadores.
Entre os filmes portugueses, o mais visto - apesar de ter tido uns participação minoritária na produção - foi, de acordo com o ICA, "Comboio nocturno para Lisboa", de Bille August, com Jeremy Irons, com 31.924 espectadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário