terça-feira, 9 de abril de 2013

Douro Film Harvest no Brasil entre 23 e 26 de Maio

O Douro Film Harvest (DFH) arranca este ano com uma primeira edição no Rio de Janeiro, que decorre entre 23 e 26 de Maio, com o objetivo de promover no Brasil o turismo e os vinhos duriense.
O DFH, lançado há cinco anos, assumiu-se como o primeiro evento de cinema descentralizado do mundo.
O certame combina a colheita dos vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro com a sétima arte, associando ainda a música e a gastronomia.
O festival é organizado e produzido pela Expanding World, que conta com o apoio institucional da Entidade Regional Turismo do Douro.
O presidente do DFH, Manuel Vaz, disse hoje à agência Lusa que a grande novidade deste ano é a edição do Brasil, que vai ter como palco o Rio de Janeiro.
Segundo o responsável, este será o «primeiro evento cultural em Portugal a internacionalizar-se».
«No Rio de Janeiro vamos fazer uma mostra do melhor que o projeto faz em Portugal, mantendo a aposta na música, cinema, vinho e gastronomia», sublinhou.
Nesse sentido, actuarão no Brasil músicos portugueses como os Deolinda, Cuca Roseta ou Mário Pacheco, aos quais se juntarão depois vozes brasileiras.
Na bagagem o DFH leva as curtas-metragens que participaram no concurso "Curtas da Casa", lançado no ano passado para estimular a produção e a exibição de filmes relacionados com o rio Douro e o Douro Vinhateiro.
Manuel Vaz anunciou que o padrinho da edição carioca do evento é o cineasta Cacá Diegues e que se fará, também, uma homenagem a Cármen Miranda.
O DFH Rio de Janeiro tem um orçamento de 350 mil euros, apoiados pelo Turismo de Portugal e iniciativa privada.
E, no Brasil, a organização quer continuar a «reforçar o evento como uma plataforma de promoção económica: turismo/produtos».
«É um passo empresarial para nós. Faz um roteiro sentimental entre o Rio de Janeiro e o Douro, a ligação histórica que nós temos», sublinhou.
A parceria do festival com o Brasil, reforçada este ano mas que já se repete há três edições, já está a dar frutos.
O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, salientou que se constata que «há mais turistas brasileiros na região norte do país e há empresas que aumentaram as exportações para o Brasil».
Depois, em Portugal, o DFH realiza-se entre 14 e 21 de Setembro, na região do Douro e no Porto.
«Foi um formato que funcionou. Houve um crescimento que nós notámos bastante, quer em termos de público, interesse e até de reconhecimento», salientou Manuel Vaz.
O responsável acrescentou, para trazer mais reconhecimento e benefício ao destino Douro, é importante o DFH estar na porta principal do destino, o Porto.
Pelo festival já passaram Milos Formam, Andie MacDowell, Kyle Eastwood, Cacá Diegues, Sophia Loren ou Bo Derek.

Sem comentários:

Enviar um comentário