quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Halloween" Relembre as principais franquias de terror dos cinemas

Nesta noite de "Halloween", o Trailers Cinema relembrou as principais franquias de terror para celebrar a data predileta dos monstros, aliens e abóboras incandescentes.
Qual é o seu favorito? Veja a Lista.
Seja com palhaços, animais deformados, aliens e até mesmo brinquedos de criança, as séries de terror são quase sempre bem-sucedidas e levam os realizadores a aprimorarem as técnicas de filmagem e de narrativa, sempre em busca de mais um susto.

A franquia "Pesadelo em Elm Street" (A Nightmare on Elm Street) detém a figura mais emblemática dos filmes de terror: Freddy Krueger. Nas tramas, o monstro aterroriza os sonhos das crianças e adultos, após ter prometido a demónios tornar-se o mais assassino dentro dos pesadelos. Os problemas com os filmes da série começam quando as mortes se tornam reais. O vilão estrelou oito filmes, incluindo o crossover ao lado de outro matador clássico: Jason Voorhees, o "astro" de "Sexta-Feira 13". A história de Freddy também já passou por um remake, produzido por Michael Bay em 2010.

Um acampamento de verão chamado Cristal Lake é o local favorito para os passeios sanguinários de Jason Voorhees, um ser que morre e renasce várias vezes ao longo da franquia "Sexta-Feira 13" (Friday The 13th). Usando uma máscara de guarda redes de hóquei e armas brancas como cutelos e facões, Jason traz a desgraça daqueles que ousam desafiar a maldição do lago onde ele foi afogado enquanto criança, por descuido dos monitores na época. Ao todo foram nove filmes sobre Jason entre 1980 e 1993. Nove anos mais tarde, o vilão foi revisitado para mais três produções, uma delas ao lado de Freddy Krueger.
Jason e Freddy Krueger provavelmente não seriam tão famosos caso um vilão anterior não tivesse aberto as portas. Trata-se de Michael Myers, protagonista de "Halloween", um assassino que foge do sanatório onde ficou durante 15 anos após matar a própria irmã. O ciclo de matança de Myers começou em 1978, quando foi lançado o mais famoso e admirado dos filmes da série. Ao todo, foram oito produções, uma delas sem o vilão Myers, antes dos anos 2007 e 2009, quando o músico Rob Zombie realizou um remake e uma sequência da história original.

O carismático, e assassino, boneco Chucky é a grande estrela da franquia "Chucky, o Boneco Diabólico" (Child"s Play), cujo primeiro filme foi lançado em 1988. A história é baseada num boneco que fala, que uma mãe compra para agradar o filho. O que ela não sabe é que o brinquedo possui a alma de um psicopata e assume vontade própria quando menos se espera. Ao longo de cinco filmes, Chucky já foi queimado, destruído e recriado. Chegou até mesmo a casar-se e ter um filho. "A Maldição de Chucky", o próximo filme da série está previsto para 2013.


Uma das franquias mais horripilantes do cinema é a produção britânica "Fogo Maldito" (Hellraiser). Um cubo mágico é utilizado como uma espécie de portal para o universo dos cenobitas, uma linhagem de monstros com feições humanas que torturam a alma das pessoas e praticam jogos masoquistas. O rosto mais marcante da série é o do líder dos cenobitas, conhecido como Pinhead em inglês. Ao todo são oito filmes da série, com apenas quatro deles lançados nos cinemas.

Entre as franquias mais recentes de filmes de terror, a mais bem sucedida é "Saw - Enigma Mortal" (Saw), com sete filmes ao todo. Um sádico que atende pelo nome de Jigsaw aprisiona pessoas em salas repletas de armadilhas. Dentro dos recintos, os cativos precisam de tomar decisões desesperadas que quase sempre terminam num festival de sangue e membros mutilados. O primeiro filme foi lançado em 2004.

Sempre cotado como o filme mais assustador de todos os tempos, "O Exorcista" (The Exorcist), produção de 1973 que mostra a luta de um padre para salvar uma menina possuída pelo demónio, rendeu duas sequências em 1977 e 1990. Duas novas versões, desta vez com o ator sueco Stellan Skarsgård no papel do padre Merrin, foram lançadas durante a década de 2000. No filme original, o clérigo precisa de ajudar a jovem Regan MacNeil, de apenas 12 anos, que está possuída por um demónio.

Com atores famosos atualmente como Courteney Cox, David Arquette e Drew Barrymore, a franquia "Gritos" (Scream) conta com quatro filmes, todos marcados pela presença de um matador em série que usa uma máscara com uma expressão fantasmagórica. O mais recente dos filmes foi lançado em 2011. No início da série, as vítimas do mascarado recebem uma ligação telefónica, na qual precisam de adivinhar uma charada sobre filmes de terror. A franquia foi apontada durante a década de 1990 como uma revitalizadora do género.

Filmado nos moldes de "O Projecto de Blair Witch" (The Blair Witch Project), com câmeras que simulam a gravação de um documentário, a franquia "Atividade Paranormal" (Paranormal Activity) conta com quatro filmes, além de uma produção adicional ambientada no Japão. Reunidos, os filmes montam a trajetória de desgraça de Katie, uma mulher que se vê possuída durante o primeiro filme, após estranhos acontecimentos ocorrerem na casa que divide com o seu parceiro Micah. Depois de matá-lo, a protagonista desaparece durante cinco anos, para reaparecer apenas no mais recente dos filmes da série: "Atividade Paranormal 4".

A franquia "O Último Destino" (Final Destination) utiliza a ideia de pessoas estarem no lugar errado durante a hora errada para desfilar um sem-número de cenas aparentemente acidentais como esmagamentos, mutilações e queimaduras. O quinto filme da série foi lançado em 2011, onze anos após o lançamento do primeiro longa. As tramas mostram grupos de adolescentes tentando escapar, sem sucesso, da morte, após descobrirem que os seus destinos trágicos já estão traçados.

Adaptada de uma produção japonesa, a franquia "O Aviso" (The Ring) conta com dois filmes, sendo o primeiro deles estrelado por Naomi Watts. A história baseia-se numa cassete de vídeo, que sela o destino de quem a assiste. Os personagens que vêem as imagens, morrem após sete dias. Após o sucesso das duas produções, o projeto "O Aviso 3D" está em desenvolvimento, ainda sem previsão de estreia.

Com menos sucesso do que as contemporâneas "Sexta-Feira 13" e a "O Pesadelo em Elm Street", a saga de filmes "Poltergeist, o fenómeno" conta a azarada sina de Carol Anne Freeling, uma miúda que começa a conversar com a televisão dentro da casa dos pais, numa pacata cidade dos EUA. No primeiro filme da série, estranhos acontecimentos como objetos sendo movidos violentamente começam a ser constantes. No decorrer da franquia, a família Freeling tenta livrar-se da perseguição da besta responsável pelos fenómenos, interessada na miúda.

O realizador Sami Raimi, conhecido atualmente por assinar a franquia "Homem-Aranha" estrelada por Tobey Maguire, foi o argumentista e drealizador do primeiro filme da série "A Noite dos Mortos Vivos" (Evil Dead), sobre cinco amigos que libertam demónios após entrarem em contato com um livro dos mortos. Lançada em 1981, a produção ganhou duas sequências. Raimi vai lançar em 2013 um remake do filme original.

Com três filmes, a franquia "Sei o Que Fizeste no Verão Passado" (I Know What You Did Last Summer) traz a história de um grupo de adolescentes que é assombrado por uma testemunha sádica de um acidente provocado pelo grupo numa estrada. A primeira produção foi lançada em 1997 e conta com atores como Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Freddie Prinze Jr. e Ryan Phillippe.

Sem comentários:

Enviar um comentário