quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Disney compra Lucasfilm e garante nova trilogia de "Star Wars"

Pelo valor de 4,05 mil milhões de dólares, a Walt Disney Company acaba de comprar a Lucasfilm, a empresa de George Lucas que detém os direitos da saga "Star Wars", prevendo-se um novo filme da série já em 2015.
«Durante os últimos 35 anos, um dos meus maiores prazeres foi ver "Star Wars" passar de uma geração para a outra», disse em comunicado George Lucas, criador da saga "Star Wars" e que detinha 100% da Lucasfilm. «Está na hora de passar o "Star Wars" para uma nova geração de cineastas. Sempre acreditei que o "Star Wars" viveria para além de mim, e achei que seria importante garantir a transição ainda durante o meu tempo de vida».
A Lucasfilm, criada por George Lucas em 1971 e que detém os direitos das sagas "Star Wars" e "Indiana Jones", foi vendida à Walt Disney Company por um valor de transação de cerca de 4,05 mil milhões de dólares, com metade a ser pago em dinheiro e o resto em ações.
«A Lucasfilm reflete a extraordinária paixão, visão e capacidade narrativa do seu fundador, George Lucas», disse Robert A. Iger, o dirigente principal da The Walt Disney Company. «Esta transação combina um portfolio de categoria mundial, que inclui "Star Wars", um dos maiores «franchises» de entretenimento familiar de todos os tempos, com a criatividade única e sem rival da Disney nas múltiplas plataformas, negócios e mercados, o que possibilitará um crescimento sustentado e significativo capaz de gerar uma valorização a longo prazo».
George Lucas, que já tinha anunciado a sua reforma, sublinhou ainda que está «confiante que, com a Lucasfilm sob a liderança de Kathleen Kennedy, e tendo uma nova casa na organização Disney, "Star Wars" continuará a viver e a florescer por muitas gerações. O alcançe e experência da Disney dará à Lucasfilm a oportunidade de trilhar novos caminhos no cinema, televisão, media interativos, parques temáticos, entretenimento ao vivo, e produtos de merchandising».
Embora ainda nada tenha sido comunicado relativamente à utilização da saga "Indiana Jones", já foi garantido também pelo comunicado que está a ser preparada uma nova trilogia de filmes de imagem real da saga "Star Wars" (o Episódio 7, 8 e 9), com o primeiro com data de lançamento prevista para 2015 e os outros dois em 2017 e 2019. George Lucas permanecerá como criador consultivo mas não como argumentista ou realizador, o que está a abrir a porta a toda uma imensa especulação sobre os cineastas em consideração para a tarefa. Um deles poderia ser Steven Spielberg, amigo de longa data de Lucas e que noutros tempos manifestara interese em dirigir um filme da saga.
Também no pacote da aquisição pela Disney vem a mítica empresa de efeitos visuais criada por George Lucas, a Industrial Light & Magic, bem como a Skywalker Sound, dedicada à criação de efeitos sonoros, e a LucasArts, que trabalha o mercado de videojogos e jogos de computador.
A Disney, que já fizera notícia em 2006 ao adquirir a Pixar e em 2009 ao comprar a Marvel, tem uma relação de cerca de 25 anos com George Lucas: em 1987, o cineasta criou para a Disneyland a atração «Star Tours», que era então o melhor simulador do mundo, baseado na saga "Star Wars". De lá a cá, «Star Tours» estendeu-se aos vários parques temáticos Disneyland espalhados pelo planeta e o realizador criou ainda atrações baseadas na série Indiana Jones.

Sem comentários:

Enviar um comentário