sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Köji Wakamatsu, produtor de "O Império dos Sentidos", morre atropelado

O cineasta japonês, Köji Wakamatsu, morreu ontem (17/10) aos 76 anos de idade, após ter sido atropelado por um táxi, no bairro de Shinjuku (Tóquio), segundo informou Kazuya Shiraishi, diretora da produtora Wakamatsu.
Ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu durante a noite.
Wakamatsu, além de ter trabalhado como produtor no filme "O Império dos Sentidos" (1976), também assinou a direção de diversos filmes e continuava na ativa com longas como: Mishima, The Millennial Rapture e Petrel Hotel Blue. No total, ele tem 105 projetos em que trabalhou como diretor: a maioria de longas-metragens.
Chamado de «o mais importante realizador a emergir no género pinku eiga (pornografia soft-core)», ele ficou conhecido por abordar temas sensíveis, usando como pano de fundo temas sociais e políticos e tornou-se num dos mais importantes cineastas da década de 60.
Responsável por "Carterpillar", vencedor do Urso de Prata em 2010. Entretanto, o cineasta já havia ganho o C.I.C.A.E. Awards e o Netpac Award neste mesmo festival, em 2008, por Jitsuroku Rengo Sekigun: Asama sanso e no michi.
No mês passado, esteve na Coreia do Sul para receber o prémio Asian Filmmaker of the Year 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário