O cinema francês perdeu 15 milhões de espectadores em 2012, face ao ano anterior, avança o Centro Nacional de Cinematografia francês, citado pelo El Mundo.
Foram vendidos entre 200 e 205 milhões de bilhetes de cinema em 2012, em França, menos 15 milhões que em 2011. Os dados são do Centro Nacional de Cinematografia francês, que explica esta redução com o sucesso do filme "Amigos Improváveis", que fez disparar as vendas em 2011. A película foi mesmo a mais vista de sempre no país, com mais de 19 milhões de espectadores.
No entanto, alguns especialistas da sétima arte apontam, em declarações ao jornal francês Le Parisien, que a quebra de vendas de bilheteira no ano passado foi uma consequência da fraca expectativa criada em torno dos filmes franceses lançados em 2012.
Foram vendidos entre 200 e 205 milhões de bilhetes de cinema em 2012, em França, menos 15 milhões que em 2011. Os dados são do Centro Nacional de Cinematografia francês, que explica esta redução com o sucesso do filme "Amigos Improváveis", que fez disparar as vendas em 2011. A película foi mesmo a mais vista de sempre no país, com mais de 19 milhões de espectadores.
No entanto, alguns especialistas da sétima arte apontam, em declarações ao jornal francês Le Parisien, que a quebra de vendas de bilheteira no ano passado foi uma consequência da fraca expectativa criada em torno dos filmes franceses lançados em 2012.
Exemplo disso é o mais recente filme baseado nos desenhos de Goscinny e Uderzo, "Astérix e Obélix ao serviço de sua Majestade", o filme mais caro do ano (custou 51 milhões de euros), que alcançou apenas 3,7 milhões de espectadores, não passando do oitavo lugar na lista dos filmes mais vistos no país, escreve o El Mundo.
As aventuras de James Bond em "Skyfall" e o filme de animação "A Idade do Gelo 4" foram os mais vistos pelos franceses nas salas de cinema em 2012, ocupando o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Enquanto "Sur le piste du Marsupilami", uma produção francesa, aparece na terceira posição.
O presidente da produtora Pathé, Jèrôme Seydoux, afirma, por seu turno, que o cinema francês alcançou 40% do mercado interno, e também atribui a queda do número de espectadores em 2012 ao efeito avassalador do filme "Amigos Improváveis".
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