quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Instituto do Cinema publica calendário de apoios financeiros

O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) anunciou esta quinta-feira a reabertura dos concursos de apoio à produção cinematográfica, suspensos há mais de um ano, com um orçamento de 10,1 milhões de euros.
Na página oficial na Internet, o ICA anuncia a abertura dos diferentes concursos de atribuição de subsídios e apresenta a calendarização nas diferentes categorias com efeito para 2013, ou seja, não é tido em conta qualquer concurso de 2012.
O anúncio da reabertura dos concursos acontece dias depois da regulamentação da nova lei do cinema - essencial para que esta seja aplicada -, ter sido publicada em Diário da República.
O calendário de 2012 dos concursos do ICA, de apoio financeiro à produção de curtas e longas-metragens, co-produções ou escrita de argumentos, deveria ter sido publicado em outubro de 2011.
No entanto, nunca foi publicado, e os concursos acabaram por ser suspensos pela tutela por falta de orçamento do ICA para assumir compromissos futuros, tendo em conta que só tinha verbas para assegurar os apoios de anos anteriores (que se podem prolongar, dada a morosidade de alguns processos cinematográficos).
A ausência de subsídios levou vários agentes do sector do cinema, sobretudo produtores e realizadores, a alertarem para uma situação que descrevem de paralisia, coma, asfixia, agonia, e a apelarem para a efetiva aplicação da nova lei do cinema.
O orçamento do ICA depende da cobrança de taxas previstas na legislação das atividades cinematográficas.
A lei estipula a aplicação de uma taxa de quatro por cento pela exibição de publicidade nos operadores de televisão (como os canais RTP, SIC e TVI), operadores de distribuição e «nos guias eletrónicos de programação», qualquer que seja a sua plataforma. O encargo desta taxa é dos anunciantes de publicidade.
Um dos pontos mais sensíveis da nova lei é o alargamento da cobrança de taxas, porque implica o envolvimento de mais entidades do sector audiovisual, no financiamento do cinema português.
Neste caso, prevê-se a cobrança de uma taxa anual aos operadores de serviços de televisão por subscrição (como a Cabovisão e o grupo Zon/TV Cabo), de 3,5 euros por cada nova subscrição de serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário