segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O MOTELx: Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa vai invadir as salas do cinema S.Jorge

Serão cinco dias de mostra daquilo que de melhor se faz no cinema de terror, a nível internacional.
O festival tem uma única secção competitiva, o Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa, que procura estimular a realização de curtas do género entre os realizadores lusos. A partir desta edição, o vencedor passa a ficar automaticamente seleccionado para concorrer ao prémio anual Méliès d'Or para Melhor Curta-Metragem Europeia, a atribuír pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF) em Outubro, na cidade espanhola de Sitges.
O festival realiza-se desde 2007, numa organização do CTLX - Cineclube de Terror de Lisboa, associação cultural sem fins lucrativos com sede em Lisboa.
Dario Argento, o maior nome do terror europeu ainda em actividade, é o convidado de honra da 6ª edição do MOTELx. A retrospectiva dedicada ao realizador insere-se na secção Culto dos Mestres Vivos, onde se destaca a trilogia "As Três Mães" – "Suspiria", "Inferno" e "Mother of Tears" - que faz a ponte entre os seus clássicos do início dos 80 e os trabalhos mais recentes.
Na secção principal do MOTELx sobressai a nova proposta dos dois maiores acólitos do mestre italiano: os franceses Julien Maury e Alexandre Bustillo, que regressam com "Livid"; "The Butterfly Room", primeira obra do italiano Jonathan Zarantonello, filmada nos EUA e tendo como protagonista a diva do terror europeu Barbara Steele; o regresso da mais famosa saga de terror espanhola com "[REC]3: Génesis" de Paco Plaza; do Reino Unido, "Inbred", comédia gore reminiscente dos Monty Python; da Tailândia o sucesso de bilheteiras "Laddaland"; da Coreia do Sul, a animação "The King of Pigs"; e do Japão, o hiper-violento "Red Tears".
Dois anos depois, a secção Japão Retro regressa ao MOTELx com retrospectiva de Nobuo
Nakagawa (1905-1984), considerado o pai do terror nipónico. Serão projectados três filmes,
incluindo o clássico "Ghost Story of Yotsuya".
O preço dos bilhetes varia entre os 1,5 € e os 5 € (há opção de compra de bilhetes combinados).
A programação está disponível no site oficial do MoteLX.

Sem comentários:

Enviar um comentário