O ator Willem Dafoe, o realizador Monte Hellman, os escritores Hanif Kureishi e Enrique Vila-Matas e o pianista Alfred Brendel são alguns dos convidados do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorrerá em novembro e foi hoje apresentado em Lisboa.
O festival, que decorre de 09 a 18 de novembro, exibirá em antestreia, por exemplo, «Operação Outono», de Bruno de Almeida, «Amor», de Michael Haneke, «Dans la Maison», de François Ozon, «Bella Addormentata», de Marco Bellocchio, «Holy Motors», de Leos Carax, «Io e Te», de Bernardo Bertolucci, «Vous n’avez encore rien vu», de Alain Resnais (2012), «The We and the I» de Michel Gondry, e «Passion», de Brian De Palma, a quem será dedicada uma retrospetiva integral. Além destes, «The Master», de Paul Thomas Anderson, será o filme de abertura, e «Cloud Atlas», de Tom Tykwer e dos irmãos Wachowski será a fita de encerramento.
O crítico de cinema Serge Daney, e os realizadores Lucrecia Martel, João Pedro Rodrigues e Rui Guerra da Mata, e Monte Hellman serão também alvo de homenagens, com o último também a deslocar-se a Portugal para estar presente no evento. Além do já referido Brian De Palma, também o cineasta Hou Hsiao-Hsien terá direito a retrospetiva integral.
Willem Dafoe será um dos membros do júri, bem como a atriz francesa Fanny Ardant, os neuro-cientistas António e Hanna Damásio, o pianista Alfred Brendel e a violoncelista Sonia Wieder-Atherton.
O Lisbon & Estoril Film Festival, novamente repartido entre a capital e o concelho de Cascais. Dirigido pelo produtor Paulo Branco, o festival acontece anualmente desde 2007, no Estoril, tendo-se expandido para Lisboa em 2011.
O evento, que tem uma secção competitiva apenas para cinema europeu, tem sido responsável pela antestreia em Portugal de várias produções internacionais e portuguesas e tem convidado personalidades ligadas à cultura.
Em 2011 estiveram em Portugal, a convite do festival, os escritores Don DeLillo, JM Coetzee e Yasmina Reza, os atores Paul Giamatti, Mathieu Amalric e Sarah Gadon, e foram exibidos, por exemplo, «Nos Idos de Março», de George Clooney, «Inquietos», de Gus Van Sant, «A Pele Onde eu Vivo», de Pedro Almodóvar, e «Melancolia», de Lars von Trier.
Os cineastas Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci, David Lynch, Francis Ford Coppola e Abbas Kiarostami e os músicos Lou Reed e David Byrne foram algumas das figuras presentes em edições anteriores.
No ano passado, o festival dispôs de um orçamento global de 3,5 milhões de euros, entre apoio financeiro, publicidade, patrocínio e apoio logístico.
Sem comentários:
Enviar um comentário