terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cartaz oficial do Doclisboa 2012

O Doclisboa'12 – 10 º Festival Internacional de Cinema terá lugar entre os dias 18 a 28 de Outubro de 2012 e promete voltar a chamar a atenção dos cinéfilos. Hoje foi divulgado o cartaz oficial.
O Doclisboa 2012 contará com várias secções e eventos paralelos, entre as quais:
Competição Internacional - Longas: Selecção de alguns dos melhores documentários de todo o mundo, produzidos em 2011-2012, uns multi-premiados pela crítica, outros totalmente inéditos.
Competição Internacional - Curtas: Selecção de alguns dos melhores documentários de todo o mundo, produzidos em 2011-2012, uns multi-premiados pela crítica, outros totalmente inéditos.
Competição Nacional - Longas: Selecção de alguns dos melhores documentários de produção e/ou realização portuguesa concluídos no último ano. A maior parte das obras são estreias mundiais.
Competição Nacional - Curtas: Selecção de alguns dos melhores documentários de produção e/ou realização portuguesa concluídos no último ano. A maior parte das obras são estreias mundiais.
Investigações: Filmes que se relacionam com questões contemporâneas, propondo o cinema como modo de investigação sobre uma realidade. Visões que nos permitem aceder de modo profundo e singular às questões que tratam, assumindo a arte cinematográfica como um lugar para as diversas narrações do presente.
Riscos: Secção comissariada por Augusto M. Seabra. Criada em 2007, esta secção visa alargar o âmbito do doclisboa, abrindo-se a variadas abordagens do real e das suas representações, às fronteiras entre ficção e documentarismo, a tendências como as dos diários filmados e das autobiografias ou o trabalho sobre materiais de arquivo, questionando os modos de percepção e do olhar, bem como a revisão crítica do cinema e, de um modo geral, a atenção às propostas de inovação, desafiando as categorias, formatos e durações mais habituais.
Heart Beat: Secção paralela, que apresenta documentários que se constroem na relação com a música e as artes performativas.
Cinema de Urgência: Serão apresentados filmes que documentam e testemunham situações e acontecimentos relativamente aos quais é urgente criar uma comunidade de debate, de reflexão, de modo a que nos possamos posicionar.
Verdes Anos: A secção Verdes Anos apresenta filmes produzidos no contexto de escolas de vídeo, cinema, audiovisuais e comunicação, bem como em cursos de pós-graduação relacionados com o cinema e em particular o cinema documental.
Retrospectiva Chantal Akerman: O doclisboa apresenta em 2012, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, uma retrospectiva integral da obra da realizadora Chantal Akerman.

Sem comentários:

Enviar um comentário