quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Irão boicota os Óscares


É oficial, o Irão não vai juntar-se à corrida do prémio de Melhor Filme Estrangeiro para os próximos Óscares, tendo em conta que foi o vencedor da edição deste ano com o filme “Uma Separação”. Esta decisão é um ato de solidariedade para com os protestos no mundo muçulmano contra o filme controverso “A Inocência dos Muçulmanos”, que foi feito nos Estados Unidos.
O primeiro-ministro iraniano Mohammad Hosseini disse à agência ISNA News, que o país vai boicotar a edição dos Óscares do próximo ano em protesto contra o filme que insulta o profeta Maomé e o falhanço da Academia por não ter manifestado a sua opinião oficial contra o filme. O ministro também apelou a outros países apoiarem o seu protesto e boicotarem os prémios mais prestigiados do mundo da indústria cinematográfica.
O país tinha seleccionado a comédia dramática “A Cube of Sugar” de Reza Mirkarimi como representante do país para a corrida do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme ganhou o prémio no festival mundial de Montreal e foi visto pela primeira vez no Festival de Cinema de Busan na Coreia do Sul em 2011. O filme conta a história de um casamento que se transforma num funeral, depois de um familiar do noivo morrer subitamente.
Nas últimas semanas o mundo tem assistido a violentas manifestações em várias partes do mundo contra o filme “A inocência dos Muçulmanos”, o mundo muçulmano exigiu aos Estados Unidos um pedido de desculpa. O governo Norte-Americano já condenou publicamente o conteúdo do filme, mas ao mesmo tempo defendeu o direito da liberdade de opinião.
A Academia vai anunciar no dia 10 de janeiro do próximo ano, os cinco finalistas da 85.ª Cerimonia dos Óscares que terá lugar no dia 24 de fevereiro.

Ver notícia relacionada
Lista de filmes estrangeiros escolhidos por cada país para concorrer à estatueta

Sem comentários:

Enviar um comentário