O Festival Internacional de Cinema de Toronto, o famoso TIFF, encerrou a sua edição de 2012 neste domingo (16). O evento contou com diversas estreias esperadas pelo público e imprensa de todo o mundo, pelos ecrans canadianos passaram filmes como "Bad 25", documentário de Spike Lee sobre Michael Jackson e "Cloud Atlas", a nova produção dos irmãos Wachowski.
Apesar da concorrência de peso, a comédia "Silver Linings Playbook", protagonizada por Bradley Cooper (A Ressaca), Jennifer Lawrence (Jogos da Fome) e Robert De Niro (Red Lights - Mentes Poderosas) foi eleita o Melhor Filme do festival segundo o público. O filme realizado por David Russel (The Fighter - Último Round) traz a história de um professor, que após passar oito meses numa instituição psiquiátrica, regressa para casa para reconstruir a sua vida.
A segunda posição ficou para o drama "Argo". A produção protagonizada e dirigida por Ben Affleck foi muito aplaudida após a sua exibição no evento, mas não conseguiu superar o filme de David Russel. Na categoria documentário o vencedor foi "Artifact", de Bartholomew Cubbins. O filme mostra a batalha da banda "30 Seconds to Mars" contra a sua própria gravadora. Vale a pena lembrar que o líder do conjunto é o ator Jared Leto, de "A Vida não é um Sonho" e "O Senhor da Guerra".
Outro destaque veio na categoria de Melhor Diretor Estreante. O prémio foi dividido entre Jason Buxton (Blackbird) e Brandon Cronenberg (Antiviral), filho do famoso cineasta David Cronenberg (Cosmópolis).
O TIFF não é um festival de caráter competitivo, porém o público elege os seus melhor filmes no último dia do evento. A votação é considerada um bom termómetro para os Oscares, já que nos anos anteriores "O Discurso do Rei" e "Quem Quer ser um Milionário" ganharam a votação e também a estatueta mais cobiçada do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário