segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Festival de Veneza: "Pietá" de Kim Ki-Duk vence Leão de Ouro

O cineasta sul-coreano Kim Ki-Duk venceu o Leão de Ouro em Veneza pelo filme "Pieta". Paul Thomas Anderson ganhou o Leão de Prata, para Melhor Realizador, com "The Master".
Numa cerimónia simples e curta a premiação em Veneza distinguiu com o troféu maior um filme que aborda o significado do dinheiro. O realizador sul-coreano é autor, entre outros, dos filmes "Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera" ou "Ferro 3", ambos já exibidos em Portugal.
O filme "The Master", de Paul Thomas Anderson, valeu ao realizador o Leão de Prata e aos atores Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman a Taça Volpi para melhor interpretação masculina.
A Taça Volpi para melhor atriz coube a Hadas Yaron em "Fill the Void", de Rama Burschtein. Como ator revelação o júri distinguiu o italiano Fabrizio Falco que surgiu nos filmes "È stato il figlio" e "Bella addormentata".
A Taça Volpi para Melhor Argumento foi para "Something in the Air" de Olivier Assayas e o prémio de Melhor Contributo Técnico coube a Daniele Cipri por "È stato il figlio".
Uma troca durante a apresentação dos prémios, resolvida sobre o palco, deixou claro que o Prémio Especial do Júri coube a Ulrich Seidl por "Paradise: Faith" e não a Paul Tomas Anderson como inicialmente anunciado.

Sem comentários:

Enviar um comentário