Citando o poder de artistas e académicos para abrir mentalidades, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condecorou nesta quarta-feira (10) 24 personalidades, incluindo o criador de "Star Wars", George Lucas, e a veterana escritora Joan Didion. (ver o vídeo no fim do post)
«Eles nos desafiam a pensar, a questionar e a descobrir, a procurar este significado interior», disse Obama ao entregar a Medalha Nacional das Artes e a Medalha Nacional de Humanidades, numa cerimónia no Salão Leste da Casa Branca.
Ao entregar a medalha a Lucas, Obama contou que se lembra da primeira vez que viu "Star Wars". «Há toda uma geração que pensa que os efeitos especiais sempre foram como hoje. Mas costumava ser que você via, tipo, o fiozinho nas maquetes de naves espaciais.»
Obama, conhecido pelo seu apreço por basebol e futebol americano, pareceu especialmente animado por entregar uma medalha a Frank Deford, um lendário cronista desportivo que passou 50 anos na revista Sports Illustrated.
«Frank, eu cresci a ler a Sports Illustrated, e acho que foi muito bom para mim», disse ele, motivando risos.
Um dos momentos mais pungentes da cerimónia foi quando Obama caminhou até a beira do palco para cuidadosamente colocar a medalha no pescoço da escritora Didion, de 78 anos, frágil e elegante.
«Hoje, após décadas de carreira, ela continua sendo uma das nossas mais agudas e respeitadas observadoras da política e da cultura americanas», disse Obama, descrevendo como Didion se alfabetizou sozinha numa família que estava sempre de mudança, acompanhando o pai dela, militar.
Outros ganhadores de medalhas foram Herb Alpert, que tornou a música latina popular na década de 1960 e foi cofundador da A&M Records, a soprano Renée Fleming, o dramaturgo Tony Kushner e a comediante Elaine May.
Sem comentários:
Enviar um comentário