quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cinemateca exibe filmes da poetisa Ana Hatherly

Oito curtas-metragens assinadas pela poetisa e artista plástica Ana Hatherly, nos anos 1970, entre os quais um registo sobre o 25 de Abril de 1974, vão ser exibidos na sexta-feira, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.
Os oito filmes, que integram a coleção da Cinemateca, são de temáticas diferentes, e revelam uma faceta menos conhecida de Ana Hatherly, atualmente com 84 anos.
A sessão contará com "Sopro 57-An-39", "Exercícios de Animação" e "C.S.S." ("Cut Silk Sand"), que a autora fez na London Film School, todos eles reflexo do interesse de Hatherly pelo cinema de animação.
Destaque ainda para "Revolução", filme anteriormente exibido na Cinemateca, estreado na Bienal de Veneza, em 1976, e que Ana Hatherly fez pouco depois da Revolução de Abril de 1974, registando, em imagens hoje raras, os graffitis e os murais de índole revolucionária, nas ruas de Lisboa.
A sessão fica completa com "Rotura", registo de uma intervenção artística de Ana Hatherly na galeria Quadrum, em Lisboa, e dois filmes feitos para o Ministério da Educação, intitulados "Diga-me o que é a ciência" (I e II).
Ana Hatherly, nascida no Porto em 1929, tem um percurso transversal pelo cinema, artes plásticas, poesia e prosa, cruzando quase sempre as diferentes expressões artísticas. Tem o nome inscrito na vanguarda da poesia e na forma como este é escrito no papel, tornando-se uma obra visual.
Fundou as revistas Claro-Escuro e Incidências e foi professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde co-fundou o Instituto de Estudos Portugueses.
Em 2008 completou meio século de vida literária.

Sem comentários:

Enviar um comentário