segunda-feira, 25 de março de 2013

Realizador Miguel Gomes preside à Semana da Crítica em Cannes

O realizador português Miguel Gomes vai presidir à Semana da Crítica, em maio, evento paralelo ao Festival de Cinema de Cannes.
Miguel Gomes irá presidir ao júri que atribuirá o grande prémio da 52.ª Semana da Crítica, evento criado em 1962 pelos críticos franceses, para dar a conhecer primeiras obras e novos realizadores.
«Com uma carreira na indústria [cinematográfica] feita em nome próprio apenas com três longas-metragens, Miguel Gomes representa a essência da Semana [da Crítica]: Descobrir novos autores através dos seus primeiro e segundos filmes, e apresentá-los no plano internacional», sublinha a organização citada pela agência Lusa.
A Semana da Crítica decorrerá de 16 a 24 de maio, praticamente em paralelo com o Festival de Cinema de Cannes, marcado de 15 a 26 de maio.
Ao longo dos 50 anos, a Semana da Crítica deu a conhecer a obra de realizadores hoje consagrados e premiados, como Bernardo Bertolucci, Ken Loach, Wong Kar Wai e Jacques Audiard.
Miguel Gomes é autor das longas-metragens "A cara que mereces" (2004), "Aquele querido mês de agosto" (2008) e "Tabu" (2012), esta última distinguida em 2012 com os prémios da crítica e da inovação do Festival de Berlim.
No ano passado, o júri das curtas-metragens da Semana da Crítica foi presidido pelo realizador João Pedro Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário