quarta-feira, 20 de março de 2013

Encontros Cinematográficos: Cineastas, críticos e programadores vão juntar-se no Fundão

Cineastas, críticos e programadores vão juntar-se, de sexta a domingo, na Moagem, no Fundão, nos Encontros Cinematográficos 2013, organizados pelo município e pela associação Luzlinar.
O cartaz inclui a exibição de oito filmes e promete «muitas conversas entre cineastas, convidados e público», anuncia a organização.
Durante três dias, haverá projeções distribuídas por três blocos com convidados de diferentes gerações.
O realizador brasileiro Bruno Andrade e os portugueses Rita Azevedo Gomes e Pedro Caldas vão apresentar os filmes que dirigiram e conversar sobre a natureza dos seus projectos, na companhia do cineasta Manuel Mozos, do realizador José Oliveira e do produtor e argumentista João Gusmão.
Além dos blocos de projeção e debate, irá realizar-se um quarto conjunto de sessões com a participação da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e a colaboração do Departamento de Cinema da Faculdade de Letras da Universidade da Beira Interior.
Nestas sessões, será retomado o ciclo "Foco no Arquivo", que a Cinemateca Portuguesa lançou em Janeiro, com a abordagem do papel da censura, durante a ditadura, num encontro que conta com Manuel Mozos e com o responsável pela programação da Cinemateca, Luís Miguel Oliveira.
Será feita ainda a apresentação pública da edição em DVD do filme "Wolfram, a Saliva do Lobo", de Joana Torgal e Rodolfo Pimenta.
Nos Encontros Cinematográficos 2013 estarão ainda presentes Vasco Diogo e Patrícia Castello Branco, do Departamento de Cinema da Faculdade de Artes e Letras da UBI, que vão acompanhar e encerrar a iniciativa, numa conversa final em que participam todos os convidados.

Sem comentários:

Enviar um comentário