terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"Tabu" estreia em mais de 40 salas em França

O filme "Tabu", de Miguel Gomes, estreia próxima quarta-feira em 46 salas de cinema francesas, seis das quais sediadas em Paris e 40 espalhadas por França, anunciou a produtora Som e a Fúria.
Este tem sido um ano de prémios para o filme. "Tabu" foi eleito um dos dez melhores filmes de 2012 pelas revistas Cahiers du Cinema (França) e Sight & Sound (Reino Unidos). Na publicação inglesa, o filme surge como o segundo melhor filme do ano, num top que inclui ainda "O Mentor (The Master)", de Paul Thomas Anderson, "Amor", de Michael Haneke, "Holy Motors", de Leo Carax, ou "The Moonrise Kingdom", de Wes Anderson.
O filme do realizador português é uma co-produção entre Portugal, França, Alemanha e Brasil. É um filme sobre a memória e passado, focado na personagem de Aurora, uma mulher que viveu amor e traição em Àfrica e que, recorda esses tempos já durante uma velhice solitária e amargurada.
"Tabu", é um filme protagonizado por Ana Moreira, Laura Soveral, Carlotto Cota e Teresa Madruga. O filme é inteiramente a preto e branco e, na segunda parte, os atores não falam, ouvindo-se apenas o narrador e a banda sonora, em jeito de homenagem de Miguel Gomes ao cinema mudo.
Este período marca um ano de internacionalização para Miguel Gomes, de 40 anos, pois recebeu em Fevereiro os prémios da critica e de inovação no festival de Berlim, na Alemanha.
Até ao fim do ano o filme «Tabu» terá a sua estreia comercial pelo menos na Alemanha e nos Estados Unidos, estando previsto para 2012 a estreia do filme na Suíça.
A estreia do filme de Miguel Gomes, no Reino Unido foi um sucesso, o jornal Telegraph escreveu que «é um filme que conhece o cinema pior dentro e por fora e usa-o para fazer magia pura».
O realizadior português é autor das longas-metragens "Querido mês de Agosto", "A cara que me mereces" e de curtas como "Kalkitos", "Inventário de Natal" e "Entretanto".
"Tabu" de Miguel Gomes foi finalista do Prémio LUX de Cinema Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, premiado no Festival de Las Palmas, em Espanha, no festival Avvantua, na Croácia, e no Festival de Cinema de Ghent, na Bélgica.

Sem comentários:

Enviar um comentário