domingo, 23 de dezembro de 2012

Cineasta Manoel de Oliveira é hospitalizado para tratar infeção por bactéria

O cineasta português Manoel de Oliveira, que completou 104 anos em 11 de dezembro passado, foi hospitalizado por causa de uma infeção da qual «recupera», anunciou este sábado (22) a sua filha, Adelaide Maria Trêpa.
O mais velho dos cineastas em atividade foi internado na quinta por causa de uma bactéria que «está a ser controlada», informou Trêpa à agência de notícias Lusa. «Já recebeu visitas hoje», acrescentou. Hospitalizado durante uma semana em julho passado devido a problemas pulmonares, o diretor também sofre de uma doença cardíaca crónica.
«Continua a trabalhar em casa», havia dito à AFP a sua filha no começo de dezembro, destacando que o pai havia concluído o argumento do seu próximo filme, "A Igreja do Diabo", inspirado na obra do autor brasileiro Machado de Assis, e que trabalhava num novo curta-metragem.
 O filme mais recente de Manoel de Oliveira, "O Gebo e a Sombra", uma comédia dramática, a adaptação da peça do português Raul Brandão, com os atores Michael Londsdale, Claudia Cardinale e Jeanne Moreau, foi apresentado no verão passado no Festival de Veneza.
 Na primavera deste ano, ele rodou um curta sobre Guimarães, cidade do norte de Portugal, nomeada capital europeia da Cultura 2012.
 Desde o início da sua carreira, na época do cinema mudo, Oliveira dirigiu cinquenta filmes de ficção e documentários, e tem uma obra caracterizada por uma interrogação contínua do sentido da vida e da morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário