quarta-feira, 16 de maio de 2012

Começa hoje o Festival de Cannes

Hoje começa a 65.ª edição do Festival de Cinema de Cannes e durante 11 dias a cidade francesa vai estar no centro das atenções do mundo do cinema.
A 65.ª edição do Festival de Cinema de Cannes tem como imagem a atriz Marilyn Moroe, pois este ano a organização associou-se à comemoração dos 50 anos da morte de um dos ícones mais importantes do cinema.
Hoje o festival vai abrir com o novo filme de Wes Anderson, “Moonrise Kingdom” que conta com as participações de Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray e Frances McDormand.
Este ano são esperadas várias estreias mundiais de cinema e contará com vários convidados especiais, tais como: Robert Pattinson, irá estar presente com o realizador David Conenberg e o produtor português Paulo Branco para apresentar “Cosmopolis”. Brad Pitt com o filme “Killing Them Softly” e Sean Penn que vai estar presente para apoiar um jantar a favor do Haiti.
Em competição para a cobiçada Palma de Ouro vão estar vários realizadores conceituados, entre os quais Michael Haneke, que vai apresentar “Amour” e conta com a participação da atriz Rita Blanco no elenco. O realizador romeno Cristian Mungiu vai apresentar “Beyond The Hills”, Kiarostami apresentará “Like Someone in Love” e Ken Loach irá representar “The Angel’s Share”.
O Júri, presidido pelo actor e realizador britânico Tim Roth, é composto por cinco personalidades do cinema que são Leïla Bekhti (actriz), Tonie Marshall (realizadora e produtora), Luciano Monteagudo (Crítico de cinema no Página /12 em Buenos Aires), Sylvie Pras (Responsável pelos Cinemas no Centro Pompidou em Paris e Directora artística do Festival de La Rochelle). Esta personalidades irão compor o seu palmarés por entre os vinte filmes seleccionados para o festival.
O encerramento do festival será no dia 27 de maio, com o filme “Thérse D.” do realizador francês Claude Miller, que faleceu no passado mês de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário