domingo, 27 de maio de 2012

CANNES 2012: "Amour", de Michael Haneke, vence a Palma de Ouro

O Festival de Cannes anunciou neste domingo os vencedores da "Palma de Ouro", prêmio máximo do festival. O grande vencedor da noite foi o filme "Amour", assinado pelo austriaco Michael Haneke. É a segunda vez que o realizador vence a "Palma de Ouro" de Melhor Filme em Cannes, em 2009 ele levou o prémio para casa graças ao filme "A Fita Branca".
Outro destaque da noite foi o filme romeno "Dupa Dealuri", em inglês "Beyond The Hills", que conquistou dois prêmios. Cristian Mungiu, que também assina a sua realização, foi condecorado com o Melhor Argumento, enquanto que a dupla Cristina Flutur e Cosmina Stratan dividiram a Palma de Ouro de Melhor Atriz.
O mexicano Carlos Reygadas foi eleito o Melhor Realizador pelo seu trabalho em "Post Tenebras Lux", filme muito elogiado pela crítica especializada presente em Cannes. Já na categoria Melhor Ator, o premiado foi o dinamarquês Mads Mikkelsen pelo filme "Jagten", traduzido para inglês como "The Hunt", assinado pelo também dinamarquês Thomas Vinterberg.
O Prêmio do Júri, presidido pelo realizador italiano Nanni Moretti, foi entregue para Ken Loach pelo filme "The Angel’s Share", enquanto que o troféu "Gran Prix" foi entregue a Matteo Garrone pelo filme "Reality". Na categoria Melhor Curta-Metragem, a produção turca "Sessiz-Be Deng" foi a grande vencedora, o filme é assinado pelo realizador L. Rezan Yesilbas.

Sem comentários:

Enviar um comentário