sexta-feira, 25 de maio de 2012

Novo filme de Bigelow contou com o apoio da Casa Branca

O partido conservador obteve gravações que revelam que o Departamento de Defesa do Presidente Obama providenciou a KathrynBigelow e ao guionista Mark Boal acesso a informação de alto nível e recursos – inclusive a identificação do Comandante da equipa 6 do SEAL que conseguiu capturar e matar Bin Laden o ano passado.
O manuscrito da conversa com o Departamento de Defesa revela que a realizadora soube da identidade do Comandante da equipa 6, mas foi-lhe pedido que nunca revela-se como consultor "porque o comandante não deveria falar fora do trabalho". De acordo com um e-mail interno da CIA Bigelow e Boal também tiveram acesso "Ao Cofre", um edifício da CIA onde a missão de Bin Laden foi parcialmente planeada.
 No total, o partido conservador conseguiu 153 páginas de registos do Departamento de Defensa, assim como 113 páginas de gravações da CIA. "Estes documentos, que levaram nove meses e um processo federal da administração Obama, mostram que aos realizadores ligados á politica têm acesso extraordinário e secreto a missão bin Landen, incluindo a identificação do líder da Equipa 6 dos SEALS" disse o Presidente da Judicial Watch Tom Fitton.
Durante a conferência de imprensa o Secretário de Imprensa Jay Camey disse: "Nós não discutimos informação confidencial. E eu esperava que numa era em que enfrentamos ameaças terroristas todos os dias, a Segurança Interna tivesse mais que fazer do que discutir um filme." Explicou ainda que a administração Obama apenas deu a equipa de Bigelow informação que "apenas foca-se o papel do Presidente" na operação que levou a morte do inimigo número 1 dos Estados Unidos. " Não há diferença entre a informação que demos a quem trabalha neste assunto e a vocês nesta sala que trabalharam nisto todos os dias e semanas depois da missão."
Entretanto Bigelow e Boal lançaram uma declaração: "Já tínhamos planeado o nosso filme sobre a perseguição de bin Laden a vários anos e integramos os esforços colectivos das três administrações, Clinton, Bush e Obama, assim como as estratégias cooperativas e de implementação pelo Departamento de Departamento de Defesa e a CIA."
O drama de Bigelow, com o titulo "Zero Dark Thirty", tem data de estreia para 19 de Dezembro deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário