segunda-feira, 21 de maio de 2012

CANNES 2012: Conheça quais são os filmes que prometem agitar o festival

São seis produções dos Estados Unidos disputando a Palma de Ouro. Entre elas o filme de abertura, "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson. Bem cotado à Palma de Ouro, é o filme "On the Road", de Walter Salles, que tem como principal produtor o cineasta Francis Ford Coppola.


On the Road: filme de Walter Salles é um dos destaques do festival
Há outros três filmes americanos com boas perspectivas no festival: Lee Daniels, do premiado "Precious", chega a Cannes com seu segundo filme, "The Paperboy", protagonizado por Nicole Kidman, Zac Efron e Matthew McConaughey. Jeff Nichols, celebrado em 2011 com o independente "Take Shelter", exibirá "The Mud", produção sob grande expectativa. O neo-zelandês Andrew Dominik apresentará "Killing them Softly", a sua terceira longa-metragem, o segundo em parceria com o ator Brad Pitt. O realizador promete uma releitura dos filmes de máfia.
Robert Pattinson e Kristen Stewart são duas novas estrelas a disputar a atenção no tapete vermelho de Cannes este ano. E ambos estão em filmes muito bem cotados. Ela é protagonista de "On the Road", adaptação do livro de Kerouac que relata uma viagem pelos Estados Unidos no fim dos anos 40, repleta de drogas, sexo, álcool. Pattinson, par romântico de Stewart em "Crepúsculo", estreia o aguardado "Cosmópolis", do canadiense David Cronenberg. Outro forte concorrente este ano, o filme de Cronenberg trata do universo financeiro de Nova York.

Cosmópolis: expectativa em torno do novo filme de Cronenberg

A América Latina também aspira a Palma de Ouro com "Post Tenebras Lux", do mexicano Carlos Reygadas. O realizador não é o único mexicano na disputa oficial. Também estará presente o jovem realizador Michel Franco com "Después de Lucía". O filme será apresentado na seleção oficial "Um Certo Olhar", que propõe também filmes de Colômbia, Argentina e Cuba. Na mesma mostra a Argentina estará presente com "Elefante Blanco", de Pablo Trapero, com Ricardo Darín. A seleção  inclui também 7 días en la Habana, que retrata essa cidade vista por sete realizadores diferentes: Benicio del Toro, o espanhol Julio Medem, os argentinos Pablo Trapero e Gaspar Noé, o cubano Juan Carlos Tabío e o palestino Elía Suleiman.
Três anos após o Grande Prêmio do Júri ter coroado "Un prophèt", o realizador francês Jacques Audiard competirá pela Palma de Ouro com "De Rouille et d'os", história de um amor atormentado, com Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts, adaptado de dois romances da coleção de Craig Davidson, relançados para a ocasião. Dos seis filmes franceses na disputa, outro destaque é "Vous n'avez Encore Rien Vu", do quase nonagenário Alain Resnais, que volta a Cannes com uma releitura de "Eurídice" protagonizada por Mathieu Amalric, Sabine Azema e Pierre Arditi.


Vous n'avez Encore Rien Vu: veterano Alain Resnais de volta a Cannes

Entre os favoritos, há ex-vencedores da Palma de Ouro: o austríaco Michael Haneke, com "Amour", o iraniano Abbas Kiarostami, que apresenta o longa "Like Someone in Love", o britânico Ken Loach, com "The Angels' Share", e o romeno Cristian Mungiu com o seu "Dupa Dealur".

Ver notícias relacionadas

Sem comentários:

Enviar um comentário