O Realizador Roman Polanski anunciou que até ao fim do ano vai realizar um filme sobre o Caso Dreyfus. "Há tempos que quero filmar esta história. Será um thriller político.
Mais do que um drama, um filme de espionagem", declarou o realizador à revista francesa "Le Film Française". Para o seu 20.º longa-metragem, que se chamará D, Polanski volta a trabalhar com o argumentista Robert Harris, com quem escreveu "O Escritor Fantasma". "Podemos mostrar a pertinência absoluta desta história, sobretudo com a visão do que se passa hoje no mundo, esse espetáculo de caça às bruxas liderado por uma minoria, de paranoia por segurança, os tribunais militares secretos, imprensa raivosa."
Entenda o caso: O Caso Dreyfus foi um escândalo político que dividiu a França durante muitos anos, durante o final do século 19. Diz respeito à condenação por alta traição de Alfred Dreyfus, um oficial de artilharia do exército francês, de origem judaica. O acusado sofreu um processo fraudulento conduzido à porta fechada. Dreyfus era, na verdade, inocente: a condenação baseava-se em documentos falsos. Quando os oficiais de alta-patente franceses se aperceberam disto, tentaram ocultar o erro judicial.
Sem comentários:
Enviar um comentário