domingo, 27 de maio de 2012

CANNES 2012: "Despues de Lucia", de Michel Franco, vence prêmio "Un Certain Regard"

O Festival de Cannes 2012 começa a divulgar os seus primeiros vencedores. Na noite de ontem, os organizadores do evento realizaram entrega dos prêmios "Un Certain Regard" e "Cinefondation". O filme mexicano "Despues de Lucia" foi o grande vencedor da noite.
A produção realizada por Michel Franco já era considerada uma das favoritas ao "Un Certain Regard" e levou para casa o prêmio máximo dessa categoria. O filme aborda problemas psicológicos e afetivos de uma jovem de 15 anos que mora com o pai viúvo, e este, deprimido, decide mudar de cidade. Para não criar mais problemas para a família, a adolescente aceita ser vítima de diversos abusos dos novos colegas de escola.
O prêmio de Melhor Atriz foi dividido entre Suzanne Clement e Emilie Dequenne. Suzanne fez uma memorável atuação em "Lawrence Anyways", do realizador francês Xavier Dolan, drama sobre um homem que decide envelhecer como mulher. Já Dequenne leva a honraria pela atuação em "A Perdre la Raison", do realizador belga Joachim Lafosse.
O júri presidido pelo ator Tim Roth premiou também o francês "Le Grand Soir" e a produção do leste europeu "Children of Sarajevo", de Aida Begic, que no discurso de agradecimento reafirmou a importância da menção para o cinema bósnio: “Estou muito feliz com este prêmio. No meu país, tanto o cinema quanto o teatro, os museus e outras artes correm o risco de desaparecer. Espero que este prêmio possa nos ajudar a resistir”.
Enquanto o prêmio "Cinefondation" 2012 ficou nas mãos da realizadora russa Taisia Igumentseva, pela sua produção "Doroga Na". Esta categoria permite apenas filmes produzidos por universitários e com duração até 60 minutos.
Amanhã ocorre o encerramento do evento e a entrega da Palma de Ouro. O realizador brasileiro Walter Salles concorre com o filme "On the Road", protagonizado por Kristen Stewart. Outros favoritos são: "Paperboy", com Zac Efron, e "Cosmopolis", com Robert Pattinson.

Sem comentários:

Enviar um comentário