quinta-feira, 23 de maio de 2013

Primeiro "Harry Potter e a Pedra Filosofal" leiloado por 176 mil euros

Uma primeira edição de 1997 de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", anotada pela autora J.K. Rowling, foi vendida por 150.000 libras (176.000 euros) num leilão da Sotheby’s em Londres.
O livro, que atingiu um preço recorde para um livro escrito por um autor britânico, foi disputado por dois licitantes e a sua atribuição num leilão beneficente, na terça-feira, provocou aplausos na sala, segundo a agência France Presse.
A obra tem comentários e 22 ilustrações originais de Rowling, entre as quais a de um pequeno Harry Potter envolto em cobertores em frente à casa dos tios Dursleys e a do escudo da Escola de Magia e de Feitiçaria de Hogwarts.
«O 'Quidditch' (desporto praticado a voar de vassoura) foi inventado num pequeno hotel em Manchester depois de uma discussão com o meu namorado da altura. Tinha estado a pensar sobre o que mantém uma sociedade unida (…) e percebi que precisava de um desporto», refere uma das notas de Rowling, citada pela agência noticiosa espanhola EFE.
A obra integrava um lote de livros originais anotados pelos autores, 50 escritores contemporâneos britânicos e da Commonwealth, que rendeu um total de 439.200 libras (515.000 euros), destinadas à associação literária "English PEN".
Foram leiloadas obras de Julian Barnes, Alan Bennett, Seamus Heaney e Hilary Mantel e o segundo preço mais alto foi conseguido pelo clássico infantil “Matilda” de Roald Dahl’s, vendido por 30.000 libras (cerca de 35.000 euros).

Sem comentários:

Enviar um comentário