domingo, 26 de maio de 2013

Festival de Cannes: Curta-metragem portuguesa "Gambozinos" vence Quinzena dos Realizadores, e "Cativeiro", de André Gil Mata, o prémio DocAlliance

O filme "Gambozinos", do realizador português João Nicolau, ganhou na sexta-feira o prémio de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores, e "Cativeiro", de André Gil Mata, arrecadou o prémio DocAlliance, segundo informação publicada na página de internet do evento paralelo ao Festival de Cannes.
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, congratulou os cineastas portugueses João Nicolau e André Gil Mata pelos prémios que arrecadaram sexta-feira no Festival de Cannes.
"Gambozinos" é uma das nove curtas programadas na Quinzena dos Realizadores, entre as quais se encontra também «Pouco mais de um mês», do brasileiro André Novais Oliveira, distinguida no certame com uma menção especial.
A participação na Quinzena dos Realizadores significa um regresso para o cineasta português João Nicolau, que já tinha apresentado no certame as curtas-metragens "Rapace" (2006) e "Canção de Amor e Saúde" (2009).
A comédia francesa "Les Garçons et Guillaumen, à table", do francês Guillaume Gallienne, foi a longa-metragem vencedora, distinguida com o "Art Cinema Award" na Quinzena dos Realizadores em Cannes.
"Les Garçons et Guillaumen, à table" foi igualmente distinguida com o "Prix SACD", que recompensa uma longa-metragem francesa entre os filmes selecionados.
"The Selfish Giant", do britânico Clio Barnard, venceu o "Label Europa Cinemas".
Criada pela Sociedade dos Realizadores de Filmes, a Quinzena dos Realizadores visa descobrir os filmes de jovens autores e saudar as obras de realizadores conhecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário