quarta-feira, 15 de maio de 2013

Festival de Cannes: Festival começa hoje


Começa hoje a 66ª edição do Festival de Cannes 2013. Todos os holofotes estão voltados para a França. Entre os dias 15 e 26 de maio, cinéfilos e membros da indústria vão aproveitar o cultuado Festival.
Consolidado como o maior evento cinematográfico fora de Hollywood, Cannes e sua Palma de Ouro formam uma mistura interessante entre o alternativo e o consagrado. A edição deste ano é a prova disso, afinal o presidente do júri será Steven Spielberg, ícone dos blockbusters americanos. Por outro lado, cineastas politizados como Asghar Farhadi ganham espaço na Mostra Competitiva.
A escolha de Spielberg para o júri não foi à toa. O diretor geral do evento, Thierry Fremaux, tenta há mais de uma década reaproximar Cannes da indústria americana. Vale a pena lembrar que o efeito nem sempre é certeiro. Em 2010, Tim Burton presidiu o festival, porém o grande premiado daquele ano foi o desconhecido filme tailandês "O Tio Boonmee Que Se Lembra das Suas Vidas Anteriores".
Apesar das possíveis surpresas, não se pode negar que a indústria americana vê com bons olhos a cerimônia. "O Grande Gatsby", estrelado por Leonardo DiCaprio, abrirá Cannes em sessão fora de competição e encabeça a invasão ianque ao balneário francês.
Cinco dos vintes concorrentes ao prémio máximo foram produzidos nos Estados Unidos. Alexander Payne, vencedor do Óscar de Melhor Argumento com "Os Descendentes", apresenta "Nebraska". Os Irmãos Coen marcam presença com o drama musical "Inside Llewyn Davis", que tem Justin Timberlake como um dos protagonistas. A máquina de fazer filmes Steven Soderbergh também estará por lá. O diretor leva "Behind the Candelabra", uma cinebiografia do famoso pianista Liberace.
A armada americana na França ainda vai contar com outros dois nomes: Jim Jarmusch, com "Only Lovers Left Alive", e James Gray, que assina "The Immigrant". Entre o resto do mundo vale ressaltar a nova obra de Asghar Farhadi: "Le Passé", uma coprodução do Irão e França.
Takashi Miike, mestre do trash japonês, também vai apresentar a sua nova produção: "Wara No Tate". O italiano Paolo Sorrentino marca presença com "La Grande Bellezza" e Roman Polanski vai apresentar "La Vénus à La Fourrure".
Destaque também para "Only God Forgives", retomada da parceira entre Ryan Gosling e Nicolas Winding Refn, que em 2011 chamou a atenção do público e da crítica com "Drive - Risco Duplo".
Fora da competição principal, nomes conhecidos também vão passar por Cannes. A questionada Sofia Coppola vai concorrer na Mostra Um Certo Olhar com a comédia romântica "The Bling Ring".
O ator James Franco volta a se arriscar na direção com "As I Lay Dying". O ator já soma 16 produções, entre curtas, documentários e obras ficcionais na sua carreira atrás das câmaras.
A cerimónia de premiação, realizada no dia 26 de maio, vai anunciar os vencedores da Palma de Ouro e das mostras paralelas. Na sequência será exibido o filme de encerramento do festival: "Zulu", assinado pelo francês Jérôme Salle, responsável pelo roteiro de "O Turista" (2011), estrelado por Angelina Jolie.


Sem comentários:

Enviar um comentário