quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Lisbon & Estoril Film Festival 2013: Começa amanhã com exibição dos principais filmes premiados na Europa

Alguns dos realizadores premiados este ano nos principais festivais europeus, como Abdellatif Kechiche, Granfranco Rosi e Albert Serra, vão estar na sétima edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorre de 8 a 18 de novembro.
O diretor do festival, Paulo Branco, voltou a convocar algumas das personalidades que têm estado presente nas últimas edições, como os escritores Paul Auster, Don DeLillo e JM Coetzee - que terão encontros com o público para falar da sua obra literária -, mas a programação fica marcada sobretudo pela presença, em antestreia nacional, de muitos filmes premiados internacionalmente.
São os casos de "A Vida de Adèle: Capítulos 1 e 2", de Abdellatif Kechiche, premiado em Cannes, "Sacro Gra", de Gianfranco Rosi, distinguido em Veneza, ou "Història de la Meva Mort", de Albert Serra, reconhecido em Locarno.
A programação do festival repartir-se-á por vários espaços de Lisboa e de Cascais, mas muitos dos filmes serão exibidos no cinema Monumental (Lisboa) e no Centro de Congressos do Estoril.
A abertura, na sexta-feira, será feita com os filmes "Inside Llewyn Davis", dos irmãos Joel e Ethan Coen (Lisboa), e com "La Vénus à la Fourrure", de Roman Polanski (Estoril).
Segundo Paulo Branco, o festival beneficia de «um ano absolutamente excecional em termos de cinema», que inclui ainda "The Grandmaster", de Wong Kar-Wai (cuja presença em Portugal chegou a ser anunciada, mas não confirmada), ou "Only Lovers Left Alive", de Jim Jarmuch.
A par da presença dos realizadores, que são convocados pela organização para vários encontros com o público, o festival contará ainda com uma programação paralela, sempre relacionada com o cinema.
O escritor norte-americano Don DeLillo apresentará o livro "Libra" e fará uma leitura de "Submundo", enquanto o escritor norte-americano Paul Auster e o sul-africano J.M. Coetzee farão uma leitura de correspondência que têm trocado nos últimos anos. O ator francês Gerard Depardieu fará a leitura de "Confissões de Santo Agostinho".
Estão previstas ainda atuações das cantoras Sophie Auster e Yasmine Hamdan e do pianista Piotr Anderszewski.
A lista de convidados incluirá ainda o cineasta Alain Guiraudie, de quem será exibida uma retrospetiva, os realizadores Aleksandr Sokurov, Arnaud Desplechin e Roman Coppola, filho de Francis Ford Coppola, o ator Jason Schwartzman, e a atriz e realizadora Fanny Ardant, que estreará "Cadências Obstinadas", filme que rodou em Portugal.
Este ano, o cinema português fica representado com uma retrospetiva integral dos filmes de Jorge Silva Melo e com a leitura de textos do realizador João César Monteiro, falecido há dez anos.
No encerramento, estará o realizador norte-americano James Gray a apresentar o filme "The Immigrant", protagonizado por Marion Cotillard, Jeremy Renner e Joaquin Phoenix.
A competição deste ano do festival é alargada pela primeira vez ao cinema de todo o mundo - e não apenas da Europa.
O júri que selecionará o melhor filme inclui o músico norte-americano Arto Lindsay, a artista plástica francesa Dominique Gonzalez-Foerster e o artista urbano português Alexandre Farto, conhecido como Vhils.
Toda a programação, incluindo a lista de filmes em competição, está disponível em www.leffest.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário