quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Academia Europeia do Cinema 2013: Pedro Almodóvar e Catherine Deneuve premiados

A atriz francesa Catherine Deneuve e o realizador espanhol Pedro Almodóvar vão receber prémios de carreira atribuídos pela Academia Europeia do Cinema, na sua 26ª gala no final do ano, escreve a agência Lusa.
Catherine Deneuve, de 69 anos, atriz de clássicos como "A Bela de Dia" (1967), de Luís Buñuel, e "Repulsa" (1965), de Roman Polanski, receberá um prémio pelo seu trabalho em mais de cem filmes, informou a Academia Europeia do Cinema no seu site.
«Seja como beleza misteriosa, como dona de casa burguesa ou vampira bissexual, Catherine Deneuve contribuiu com momentos inesquecíveis para o mundo do cinema», considerou a Academia.
Deneuve obteve o seu primeiro Cesar, o principal prémio de cinema francês, em 1980 com "O Último Metro", de François Truffaut, e foi nomeada para um Óscar pelo seu papel em "Indochina" (1992), de Regis Wargnier.
O realizador espanhol, de 63 anos, receberá um prémio pela sua contribuição para a influência do cinema europeu no mundo.
«Pedro Almodóvar ganhou praticamente todos os prémios que existem e os seus filmes tiveram um papel importante no modo como vemos não apenas a Espanha, mas também o cinema europeu», sublinha a Academia no seu comunicado.
Revelado a nível internacional com "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988), dirigiu filmes como "Saltos Altos" (1991), "Ata-me" (1990), "Tudo Sobre a Minha Mãe" (1999), "Má Educação" (2004) ou "Voltar" (2006).
Com "Fala Com Ela" (2002), Almodovar ganhou um Óscar para o melhor argumento original.
Os Prémios do Cinema Europeu serão entregues em dezembro, em Berlim.

Sem comentários:

Enviar um comentário