quarta-feira, 8 de maio de 2013

Festival de Curtas de Badajoz: Três filmes portugueses na programação

Os filmes "Rafa", de João Salaviza, "Kali, o pequeno vampiro", de Regina Pessoa, e "Land of my dreams", de Yann Gonzalez, de produção portuguesa, integram o 19º Festival Ibérico de Cinema, que começa no dia 15, em Badajoz, Espanha.
O festival é dedicado apenas a curtas-metragens de Portugal e Espanha, e a programação foi hoje apresentada, com 23 filmes em competição.
O diretor do festival, Alejandro Pachón, afirmou hoje, em Badajoz, que este ano a organização recebeu um número recorde de filmes, 500, dos quais 72 são de produção portuguesa.
Deste total, no entanto, foram apenas seleccionados três filmes para o festival que decorrerá de 15 a 18 de Maio.
João Salaviza, que prepara a primeira longa-metragem, de título provisório "Montanha", apresentará "Rafa", filme com o qual venceu, no festival de Berlim, em 2012, o Urso de Ouro para melhor curta-metragem.
"Rafa" é considerado o terceiro filme de uma trilogia sobre a capacidade de integração de um indivíduo em sociedade, e que se junta a "Arena", Palma de Ouro em Cannes, e a "Cerro Negro".
A realizadora Regina Pessoa também completou, sem planear, uma trilogia sobre a infância, ao rodar "Kali, o pequeno vampiro", seleccionado para Badajoz.
Depois de "Noite" (1999) e "História trágica com final feliz" (2005), Regina Pessoa filmou, utilizando a técnica de desenho e gravura em computador, a história de um pequeno vampiro que não gostava do escuro e só queria ter amigos e ser como as outras crianças.
O filme já conta com cerca de uma dezena de prémios em festivais.
O terceiro filme seleccionado para Badajoz é a produção "Land of my dreams", escrito e realizado pelo francês Yann Gonzalez, feito por encomenda dos 20 anos do Festival de Curtas de Vila do Conde.
A ficção, com cerca de 20 minutos, integra Paula Guedes, Julie Brémond, Eurico Cardoso, Hugo Alfredo e Luís Filipe Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário