quinta-feira, 2 de maio de 2013

"A Boy and His Atom" Cientistas da IBM apresentam «o menor filme do mundo», feito com microscópio

Cientistas da IBM apresentaram nesta quarta-feira (1º) o «menor filme do mundo», uma obra revolucionária feita com um potente microscópio que mostra os movimentos dos átomos expandidos 100 milhões de vezes.O curta-metragem, de um minuto e 30 segundos, tem o nome "A Boy and His Atom" e conta a história de um pequeno personagem que brinca com um átomo e segue os seus movimentos, dançando e saltando, numa forma de explicar a ciência de maneira educativa.
«Filmar, posicionar e dar forma aos átomos para criar um filme de animação original é uma ciência exata e completamente nova», disse Andreas Heinrich, cientista da IBM Research.
«Na IBM não nos limitamos a ler livros sobre ciência, nós a fazemos. Este filme é uma forma divertida de compartilhar o mundo em escala atómica, ao mesmo tempo que permite um diálogo aberto com os estudantes e outros sobre as novas fronteiras da matemática e da ciência», completou.
Para fazer o filme, os átomos são deslocados com um microscópio desenvolvido há alguns anos pela IBM, uma invenção que valeu o Prémio Nobel aos criadores.
Este instrumento «é o primeiro a permitir que os cientistas vejam o mundo do infinitamente pequeno, os átomos», explicou Christopher Lutz, pesquisador da IBM.
O aparelho não parece um microscópio tradicional, já que pesa duas toneladas e opera a uma temperatura de -268°C. Tem capacidade de ampliar em 100 milhões de vezes os objetos colocados na placa.
«A possibilidade de controlar a temperatura, a pressão e as vibrações a níveis tão específicos faz do laboratório de pesquisas da IBM um dos poucos lugares no mundo onde os átomos podem se movimentar com tanta precisão», disse Lutz.
O dispositivo utiliza uma agulha muito fina, sobre uma superfície de cobre, para atrair ou repelir os átomos e as moléculas numa localização específica.
O filme foi certificado pelo Livro "Guinness dos Recordes" como a «menor animação do mundo», segundo a IBM.

Sem comentários:

Enviar um comentário