A atriz e realizadora Maria de Medeiros (Galinha com Ameixas) arrecadou três dos mais importantes prémios no Festival de Cinema de Gramado, no Brasil, que terminou este fim de semana. A portuguesa conquistou os prémios do Júri da Crítica e D. Quixote e ainda um Kikito de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro.
Maria de Medeiros volta a dar cartas lá fora, desta vez com "Repare Bem", um documentário sobre a ditadura militar no Brasil. Nesta 41ª edição do Festival de Cinema do Gramado, a também realizadora do filme "Capitães de Abril" conseguiu vingar em três categorias do concurso.
O prémio D. Quixote e do Júri da Crítica foram os dois primeiros a serem atribuídos ao trabalho da portuguesa, seguidos pelo Kikito de Ouro, o prémio oficial do festival, para Melhor Filme Estrangeiro.
"Repare Bem" acompanha três gerações de mulheres vítimas da ditadura militar brasileira, com base na história de Eduardo Collen Leite, militante da extrema-esquerda, preso e torturado até à morte em 1970, aos 25 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário