quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Amanhã reabrem 23 salas de cinema em Leiria, Loures e Albufeira


Vinte e três salas de cinema em Loures, Leiria e Albufeira, que eram detidas pela exibidora Socorama e que tinham sido encerradas no começo deste ano, vão reabrir ao público na sexta-feira, revelou hoje a empresa Grupo Orient.
As 23 salas estão localizadas no AlgarveShopping (Albufeira), no LouresShopping e no LeiriaShopping, três centros comerciais detidos pelo grupo Sonae Sierra, onde operava a exibidora Socorama, empresa que, no começo deste ano, abriu falência.
Aquelas 23 salas de cinema passam agora a ter a designação Cineplace, uma marca detida pela empresa brasileira Grupo Orient, que opera pela primeira vez em Portugal.
Esta é a primeira fase da reabertura de uma série de salas de cinema que eram exploradas pela exibidora Socorama nos centros comerciais detidos pela Sonae Sierra.
De acordo com a empresa brasileira, até ao final do ano deverão ser reabertas as salas de cinema nos restantes sete comerciais previstos no acordo de exploração com a Sonae Sierra.
O Grupo Orient vai reabrir as salas de cinema do Parque Atlântico (Ponta Delgada, Açores), do Centro Comercial Continente de Portimão, Estação Viana (Viana do Castelo), MadeiraShopping (Funchal), RioSul Shopping (Seixal), Serra Shopping (Covilhã) e 8.ª Avenida (São João da Madeira).
Estas salas tinham sido encerradas em Janeiro deste ano, e na altura a administração da exibidora Socorama justificou a decisão por quebras sucessivas no setor.
Só semanas depois do encerramento de quase 50 salas, incluindo as dos centros comerciais Sonae Sierra, é que a Socorama admitiu ter aberto um processo de insolvência, alegando uma dívida de 12 milhões de euros, levando ao despedimento, na altura, de 75 trabalhadores.
A Socorama era uma das maiores exibidoras de cinema em Portugal, detendo mais de uma centena de salas em todo o país.
Os credores, incluindo alguns trabalhadores, aguardam o agendamento de uma assembleia para discutirem o plano de recuperação da empresa.
De acordo com o grupo Sonae Sierra, a empresa brasileira grupo Orient «registou, em 2012, uma facturação global de cerca de 30 milhões de euros, com mais de 4,5 milhões de espectadores nas suas salas, e desde 2007 tem em curso um processo de internacionalização em África, que agora alarga a Portugal».

Ver notícias relacionadas
Salas de cinema reabrem em dez cidades portuguesas
Salas de cinema fechadas em Janeiro podem reabrir no Verão
Castello-Lopes encerrará até quinta-feira 49 salas de cinema em todo o país
Castello Lopes fecha salas nas regiões autónomas

Sem comentários:

Enviar um comentário