A comédia "A gaiola dourada", do realizador Ruben Alves, sobre uma família de emigrantes portugueses em Paris, foi vista por 109.366 espetadores e entrou diretamente para o primeiro lugar das exibições de cinema comercial, na semana de estreia em Portugal, com 561.217 euros de receita bruta de bilheteira, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Protagonizado por Rita Blanco e Joaquim de Almeida, no papel de um casal de emigrantes portugueses há trinta anos a trabalhar em Paris - ela porteira, ele pedreiro -, o filme chegou a Portugal meses depois de se ter estreado nos cinemas franceses, onde somou mais de um milhão de espetadores.
"A gaiola dourada" assinala a estreia de Ruben Alves na realização, um jovem luso-descendente que quis homenagear, brincando com os estereótipos, a comunidade portuguesa que emigrou para França a partir dos anos 1960.
Em declarações à Lusa, quando o filme se estreou em França, Ruben Alves disse que a longa-metragem foi o resultado de «30 anos de observação» dos pais e familiares que o rodeavam.
«É tempo de homenagear estas pessoas todas que fugiram do país, foram trabalhar para fora e lutar pela vida», disse.
«Se com este filme eu conseguir que os franceses saibam quem somos nós, os portugueses, então ficaria muito feliz», acrescentou.
Além de Rita Blanco e Joaquim de Almeida, o filme conta no elenco com Maria Vieira, Chantal Lauby, Roland Giraud, Bárbara Cabrita, Jean Pierre Martins, Lannick Gautry, Jaqueline Corado Silva, Nicole Croisille, Alice Isaaz e Alex Alves Perreira.
O filme foi rodado em Paris e parcialmente em Portugal, no Douro.
Sem comentários:
Enviar um comentário