domingo, 24 de fevereiro de 2013

Festival Spirit Awards: "Guia para um Final Feliz" é o grande vencedor

"Guia para um Final Feliz", candidato a oito Óscares na cerimónia deste domingo, foi o vencedor dos prémios Spirit do cinema independente com quatro prémios, incluindo o de melhor filme.
 A produção levou também as estatuetas de melhor atriz (Jennifer Lawrence), melhor realizador e melhor argumento, ambos para David O. Russell.
«Gosto de fazer cinema independente», disse Lawrence no palco da tenda instalada na praia de Santa Mónica (Califórnia), onde foram entregues os prêmios.
 Por sua vez, Russell assegurou ao receber o prémio que Benh Zeitlin, o seu principal rival na categoria de melhor realizador, «é jovem e voltará a estar aqui» depois do sucesso com "Bestas do Sul Selvagem".
 O troféu de melhor ator foi para John Hawkes por seu trabalho em "Seis Sessões". «É realmente uma fita independente, rodada com muito pouco dinheiro», afirmou o ator. Por sua vez Matthew Mcconaughey levou o prémio de melhor ator secundário por "Magic Mike".
 «Tive que tirar as calças para ganhar um prémio», disse entre risos em referência ao seu papel como stripper. O ator comemorou a existência deste prémio e dedicou «uma longa vida ao cinema independente».
 Helen Hunt, companheira de Hawkes em "Seis Sessões", ganhou como melhor atriz secundária. «Pude dançar com o colega mais sexy que pude sonhar, embora não se pudesse movimentar», disse Hunt acerca do papel de Hawkes, um homem de 36 anos que vive necessitado de um respirador artificial.
 O prémio de melhor filme internacional foi para "Amor", do austríaco Michael Haneke. «A minha impressão é que estes prémios são dados por gente jovem e isso é importante para um filme como o meu que trata de um tema tão sério. Numa sociedade como a nossa que está envelhecendo, é importante fazer trabalhos que tratem de temas importantes de forma séria», afirmou o cineasta.
 O prémio de melhor filme a cargo de um realizador novato foi para "As Vantagens de Ser Invisível", de Stephen Chbosky, enquanto que o prémio de melhor argumento estreante foi para "Safety Not Guaranteed", de Derek Connolly.
 O prémio de melhor fotografia foi para Ben Richardson, por "Bestas do Sul Selvagem", e de melhor documentário para "The Invisible War", de Kirby Dick.
 O comité que designa os agraciados nos prémios Spirit é composto por argumentistas, realizadores, produtores, atores, críticos, programadores e outros profissionais da indústria do cinema.
 
Veja lista dos vencedores:
 
Melhor Filme
 "Guia para um Final Feliz"
 
Melhor Ator
 John Hawkes - "Seis Sessões"
 
Melhor Atriz
 Jennifer Lawrence - "Guia para um Final Feliz"
 
Melhor Realizador
 David O. Russell – "Guia para um Final Feliz"
 
Melhor Documentário
 "The Invisible War" - Directors/Producers: Ken Burns, Sarah Burns, David McMahon
 
Melhor Argumento
 "Guia para um Final Feliz" - David O. Russell
 
Melhor Cinematografia
 Ben Richardson - "Bestas do Sul Selvagem"
 
Melhor Ator Secundário
 Matthew McConaughey em "Magic Mike"
 
Melhor Atriz Secundária
 Helen Hunt em "Seis Sessões"
 
Melhor Primeiro Filme
 "As Vantagens de Ser Invisível"
 
Melhor Primeiro Argumento
 Derek Connolly por "Safety Not Guaranteed"
 
Melhor Documentário
 The Invisible War
 
Melhor Filme Estrangeiro
 "Amor" (Áustria)
 
Melhor Fotografia
 Ben Richardson por "Bestas do Sul Selvagem"
 
Prémio Produtores Piaget
 Mynette Louie por "Stones in the Sun"
 
Prémio Truer Than Fiction
 "The Waiting Room", de Peter Nicks
 
Prémio Someone To Watch
 Adam Leon por "Gimme The Loot"
 
Prémio John Cassavetes
 "Middle of Nowhere"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário