O ator francês Gerard Depardieu, com nacionalidade russa recente, tornou-se este sábado oficialmente residente da Rússia, numa cerimónia em Saransk, principal cidade da região da Mordovia. Após a assinatura do documento e a atribuição de um carimbo no passaporte, Depardieu foi agraciado por um largo aplauso da multidão que assistia ao evento.
«Glória a Saransk, glória à Mordovia, glória à Rússia!», gritou Depardieu, num sotaque russo, noticia a AFP.
O seu apartamento tem como morada o n.1, Democracy Street (rua democrática, em português) e fica numa área nobre de Saransk que pertence a familiares do seu amigo e diretor-geral do arquivo de cinema Gosfilmofond Nikolai Borodachev.
Todos os cidadãos russos são obrigados a registarem-se formalmente enquanto residentes em determinada cidade, vila ou aldeia, com um carimbo no passaporte como prova.
Vladimir Putin atribui a Gerard Depardieu um passaporte russo em Janeiro, depois do ator criticar os elevados impostos em França.
Esta é a segunda viagem de Depardieu à Rússia com nacionalidade daquele país e espera-se que o ator permaneça no país por alguns dias.
Conhecido pelas suas relações bélicas com o seu país de origem, a França, Depardieu pediu agressivamente a alguns jornalistas franceses presentes na cerimónia e que ele reconheceu para abandonarem o local e apagarem as filmagens do evento.
A região da Mordovia, na parte central da Rússia, era até agora conhecida pela sua rede de prisões e onde um dos membros da banda russa Pussy Riot está a cumprir pena.
Sem comentários:
Enviar um comentário