A atriz Julie Harris, de 87 anos, vencedora de cinco prémios Tony e um de honra pelo conjunto da sua obra, faleceu em West Chatham, nos Estados Unidos, foi hoje divulgado pela imprensa local.
Julie Harris participou também em alguns filmes, nomeadamente em "A Leste do Paraíso", em que contracenou com James Dean.
A atriz todavia, sempre preferiu o teatro ao cinema e deteve o recorde de ter cinco prémios Tony na categoria de Melhor Atriz Principal.
Julie Harris, filha de um banqueiro, estreou-se em 1945 e participou em mais de 30 produções da Broadway, segundo dados divulgados pela agência Efe.
Entre os Tony que recebeu destaca-se o que distinguiu o seu trabalho como protagonista da peça "I Am a Camera", de John Van Druten, uma adaptação do romance "Histórias de Berlim", do escritor Christopher Isherwood, no qual a atriz criou a personagem “Sally Bowles”, que lhe valeu o primeiro Tony em 1952.
Entre outros, foi também distinguida com um Tony pelo seu desempenho em "The Lark", de Jean Anouilh, em que encarnou Joana d’Arc.
A Efe dá conta que os críticos muitas vezes salientaram que o desempenho de Julie Harris foi superior à matéria dramatúrgica e foi regularmente elogiada pela sua honestidade e intuição.
Em 2001 a atriz sofreu um enfarte cerebral e outro dez anos depois.
Julie Harris foi casada com o advogado Jay Julian, com o encenador Manning Gurian, de quem teve um filho, e com o escritor William Erwin Carroll.
Em 2002, Julie Harris recebeu o sexto Tony, pelo conjunto da obra.
Sem comentários:
Enviar um comentário